Presidente do Barcelona e a possibilidade de destituir o treinador: «Se não fosse Xavi...»

7 meses atrás 67

Renovar as faixas de campeão espanhol parece uma tarefa cada vez mais complicada para o Barcelona, algo que já precipitou Xavi a admitir a sua saída no final da temporada. Em declarações à RAC1, Joan Laporta falou sobre o momento da turma culé, admitindo que, não fosse o antigo médio o treinador, já teria levado a cabo a demissão no cargo.

«Temos de estar muito atentos e dedicados a toda esta situação desportiva, que não está a correr como planeado, mas ainda pode ser redirecionada. Não vamos atirar a toalha ao chão. Se vencermos o Alavés, certamente podemos melhorar a posição na tabela», contextualizou o líder dos catalães, antes de se referir a Xavi.

«Disse-me: "Renuncio, mas sugiro continuar até ao fim da temporada. Desisto do ano que me resta." Disse-me assim e isso é digno... Falou com tanta convicção. Disse-lhe que estávamos para aguentar, mas ele disse que não. Já tinha pensado e que é o melhor para o clube para os jogadores. Só aceito esta forma porque ele é honesto e adora o Barça», prosseguiu.

Embora tenha admitido nunca ter passado pela cabeça dispensar Xavi, Laporta confessou que, não fosse o antigo médio técnico da equipa, já teria feito mudanças no leme da equipa: «Se não fosse Xavi, sim. Não teria aceitado esta fórmula.»

Sobre a sucessão ao antigo treinador do Al-Sadd, o presidente dos blaugrana remeteu o assunto para as funções desempenhadas por Deco, ainda que não descarte do horizonte, Rafa Márquez, antigo central do clube e atual treinador da equipa B.

«Acabámos com uma etapa bastante obscura da história do Barcelona. Há que deixar Deco trabalhar, mas existem várias premissas», prosseguiu, antes de se referir ao antigo internacional mexicano: «Não está descartado. Está a ter um trajeto muito bom, está a formar-se em casa, conhece os jogadores que estão a subir ou em transição. Estamos preparados quando falámos de emergências.»

Espanha

Xavi Hernández

NomeXavier Hernández Creus

Nascimento/Idade1980-01-25(44 anos)

Nacionalidade

Espanha

Espanha

FunçãoTreinador

Ler artigo completo