“PS criou o SNS com grande mérito, mas destruiu-o 45 anos mais tarde”, acusa presidente da Associação das Empresas Familiares

9 meses atrás 86

Defendendo o SNS como “um dos maiores fatores de coesão nacional” em entrevista à Antena 1, Pedro Villax acusou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, de má gestão.

O presidente da Associação das Empresas Familiares responsabiliza o Partido Socialista (PS) pela “destruição do Serviço Nacional de Saúde (SNS)”.

Defendendo o SNS como “um dos maiores fatores de coesão nacional” em entrevista à Antena 1, Pedro Villax acusou o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, de má gestão.

“O ministro anunciou com muito orgulho que o orçamento do SNS tinha aumentado 56% nos últimos anos. Aumentarmos o orçamento 56% e ter a situação atual quer dizer que é um sistema muitíssimo mal gerido. Isto é a prova acabada de uma pessoa que não sabe gerir bem”, afirmou no programa Conversa Capital – Antena 1 / Jornal de Negócios.

Criticando o que classifica como “uma proliferação de modelos de organização (Unidade Local de Saúde, Unidade de Saúde Familiar, Hospitais Públicos, Hospitais PPP, centros de responsabilidade integrada)”, o presidente da associação fundada em 1998 alertou para a ausência de “qualidade de gestão”. “Se o orçamento subiu 56%, parece que há dinheiro”.

Sobre as Parcerias Público-Privadas (PPP) na Saúde, Pedro Villax recordou que o Tribunal de Contas considerou as PPP como “o modelo que melhor serviu a população”. criticando o cancelamento de contratos das PPP.

“Cada vez que o Estado decide fazer uma inversão brutal nas suas políticas, já ninguém acredita em fazer parcerias [com o Estado]”, continuou, aludindo ao cancelamento de contratos das PPP que, nas palavras do próprio “descredibiliza o Estado”.

Ler artigo completo