Quase 40% dos Alojamentos Locais do país arriscam extinção

5 meses atrás 40

Entre o número total de alojamentos locais (AL) e o número de declarações entregues na plataforma RNAL ficam em risco de desaparecer 45.747 AL. O presidente da ALEP receia “uma limpeza” de alojamentos que estejam em atividade.

São 45.747 espaços de Alojamento Local (AL) que correm o risco de extinção em Portugal. Os dados apresentados na quinta-feira pelo Ministério da Economia e do Mar revelam que até às 23h59, do dia 13 de dezembro, foram entregues na plataforma do Registo Nacional de Alojamento Local (RNAL) 74.972 declarações contributivas válidas, de um total de de 120.719 registos de AL que existem em Portugal.

“Era sabido que havia um número de registos não ativos considerável, mas que variava de região para região. Ou seja, havia regiões com mais inativos os chamados ‘fantasmas’, como Lisboa e Porto”, refere em declarações ao Jornal Económico (JE) o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP).

Eduardo Miranda sinaliza uma preocupação do sector: “é se realmente esta diferença se deve só a registos que não enviaram comprovativos porque estavam inativos ou se é por problemas no processo”. O líder da associação alerta que podem haver nestas mais de 45 mil pessoas que não enviaram o comprovativo porque estavam isentas.Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Ler artigo completo