"Estável". Bebé de 20 meses internado com sarampo em Lisboa

9 meses atrás 83

Uma criança com 20 meses foi diagnosticada com sarampo na região de Lisboa e Vale do Tejo. Segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), o bebé, que não reside em Portugal e não é vacinado, está internado e "clinicamente estável, prevendo-se a alta para os próximos dias".

De acordo com um comunicado da DGS, o caso foi "importado" e posteriormente confirmado em laboratório pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Decorre agora uma investigação "que inclui a recolha de informação clínica, laboratorial e epidemiológica do caso, a investigação da sua origem, a identificação dos contactos próximos na comunidade e a aplicação das medidas de controlo adequadas". 

Segundo a nota da DGS não há, até ao momento, outros casos de sarampo associados. A DGS refere ainda que está, juntamente com a rede Autoridades de Saúde e o INSA "a acompanhar a evolução da situação de acordo com o previsto no Programa Nacional da Eliminação do Sarampo". 

O Sarampo é um vírus transmitido por contacto direto através de gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os sintomas surgem geralmente entre 10 a 12 dias após a pessoa ser infetada e podem começar com febre, erupção cutânea, tosse, conjuntivite e corrimento nasal. 

Esta é uma das doenças infeciosas mais contagiosas, que pode provocar doença grave em pessoas não vacinadas.

Leia Também: OMS alerta para aumento significativo de casos de sarampo na Europa

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo