Rap PT — Dicas da Semana #210

3 horas atrás 16

Fotografia: Direitos Reservados

Publicado a: 22/10/2024

De 14/10/2024 a 20/10/2024.

Fotografia: Direitos Reservados

Publicado a: 22/10/2024

Se o rap nasceu para resistir e lutar, não há força da natureza que o extinga. Aqui o bicho só se manifesta nas rimas e batidas, e os nossos soldados não baixam canetas nem no pior dos cenários.

De semana em semana, há novas linhas por decifrar, novos sons por escutar, novas dicas (*) para encaixar. Seja em português ou em crioulo, do masculino ao feminino, desde as maiores estrelas nacionais aos mais anónimos rappers de sótão, do trap ao drill, há espaço para tudo o que nos faça abanar a cabeça. Por dentro e por fora.


[Necxo] “Reflecxo”

Novamente da Zona J ao 2º Piso, Necxo volta a encontrar Mundo Segundo com Chelas em pano de fundo captado por Francisco Gomes aka Queragura. Déjà vu sobre “Trio Certeiro”, faixa que juntou Necxo ao rapper e produtor de Gaia para a sua compilação intitulada 14 de Outubro, agora com “Reflecxo” como uma espécie de lado B desse primeiro tema vincadamente introspectivo.


[Nex Supremo] “Papel” feat. Bala G

As últimas novidades divulgadas por Nex Supremo têm-se dividido entre os seus dois últimos álbuns a solo: ainda há pouco tempo destacávamos “Abri Camino” — penúltima faixa de Dispara Ku Menti, disco editado em 2023 — e agora é “Papel” — tema de Flow, o seu mais recente trabalho em nome próprio, lançado em Agosto passado — que surge em evidência. E com gente como Bala G a dar ainda mais força ao seu vigor, não há projecto de Nex Supremo que passe em branco nesta sede.


[KD One Seven] “Minas”

Conhecemo-lo através da Seka Peli Grime Station, por ocasião da primeira edição desta estação recém-surgida, em que KD One Seven fez parelha com Nzamba sob as batidas disparadas pelo DJ e produtor cabo-verdiano 808xez. E, como em tantos outros casos nos tem vindo a acontecer ao longo dos últimos quatro anos de revisão semanal da matéria dada pelo hip hop nacional, entrou mais um nome no raio de acção do nosso radar. Depois de entrarem, nem sempre ficam. Por variadíssimas razões. Nenhuma das quais verificada em “Minas”, faixa avulsa que nos confirma uma primeira impressão raramente enganadora.


[Petr Gdsoon] “Left Alone”

“Mito de Sísifo”, faixa homónima do disco que editou no início deste ano, foi dos temas que mais por cá rodámos à data do seu lançamento. E só esse argumento pesou bastante para que Petr Gdsoon se tornasse num caso exemplar do que aqui acima defendíamos no que toca a primeiros encontros. Sob o alter-ego Pierre Camus a assinar a própria produção instrumental, é novamente nesse campo que o rapper e produtor nos agarra a atenção, desta vez presa a “Left Alone”, canção ébria de tons jazzísticos que nos acende, de imediato, uma série de luzes de um imaginário que há muito não revisitávamos.


(*O título da nossa coluna, Dicas da Semana, inspira-se num clássico de Biru)

pub

Ler artigo completo