Rede ferroviária nacional sem cortes nas linhas pelas 17

23 horas atrás 21

De acordo com fonte da IP, os condicionamentos que foram ocorrendo hoje e nos últimos dias, principalmente nas linhas do Douro e Vouga, estavam, pelas 17:00, debelados.

A mesma fonte sublinhou que, face à evolução dinâmica da realidade do combate aos incêndios no terreno, poderá haver novos cortes na circulação a qualquer momento.

Sete pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas, das quais 10 em estado grave, devido aos incêndios que atingem desde domingo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga e Viseu, que destruíram dezenas de casas e obrigaram a cortar estradas e autoestradas.

A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 106 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro, já arderam perto de 76 mil hectares.

Segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), hoje pelas 12:00, estavam em curso 44 incêndios, dos quais 23 eram considerados ocorrências significativas, que envolviam mais de 3.000 operacionais, apoiados por perto de mil meios terrestres e 19 meios aéreos.

O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e alargou até quinta-feira a situação de alerta, face às previsões meteorológicas.

Ler artigo completo