Renascimento nutricional após os excessos

3 meses atrás 85

A dieta detox, embora muitas vezes rodeada de controvérsia, possui fundamentos científicos que alicerçam os seus benefícios na recuperação da saúde e vitalidade.

Artigo da responsabilidade da Dra. Nélia Tavares. Médica dentista. Formadora e mentora de saúde e bem-estar

As Festividades têm o dom de nos envolver num turbilhão de sabores, aromas e indulgências gastronómicas. Contudo, após o período de celebrações, é habitual sentirmos a necessidade de realinhar os nossos hábitos alimentares.

A realização de um “detox” (desintoxicação) emerge como uma aliada neste processo de regeneração corporal e revitalização mental, oferecendo um recomeço saudável após os excessos cometidos.

DESINTOXICAÇÃO É UM PROCESSO VITAL

A dieta detox, embora muitas vezes rodeada de controvérsia, possui fundamentos científicos que alicerçam os seus benefícios na recuperação da saúde e vitalidade.

O conceito de “detox” tornou-se muito popular nos últimos anos, principalmente no contexto da promoção da saúde e do bem-estar. Embora seja frequentemente associado a dietas e suplementos alimentares, é fundamental compreender que, do ponto de vista científico, o termo “detox” refere-se ao processo natural de desintoxicação que ocorre no nosso corpo, principalmente no fígado.

A desintoxicação é um processo vital e contínuo que o nosso organismo realiza para eliminar substâncias tóxicas e resíduos metabólicos. Contudo, o aumento do stress diário, a ingestão de alimentos altamente processados e a escolha de produtos de higiene e beleza com elementos tóxicos sobrecarregam os nossos órgãos excretores, que necessitam de um estímulo extra.

PROGRAMA DETOX

Os excessos alimentares podem sobrecarregar o nosso organismo, afetando não apenas o peso, mas também o nosso bem-estar geral. Uma desintoxicação, baseada numa cuidadosa seleção de alimentos ricos em nutrientes, propõe-se a restabelecer o equilíbrio interno. É um verdadeiro reinício para o corpo, permitindo-lhe libertar-se das toxinas acumuladas, recuperar energia e restabelecer o sistema imunológico.

Um programa detox assenta na eliminação ou redução significativa de alimentos processados, gorduras saturadas, açúcares refinados e aditivos artificiais. Ao privilegiar alimentos naturais e frescos, ricos em nutrientes, antioxidantes e fitoquímicos, esta dieta oferece um suporte ao organismo para eliminar toxinas e restabelecer a homeostase.

Com base em vários estudos e pela minha experiência, uma eficiente desintoxicação assenta no consumo de alimentos e bebidas o mais alcalinas possível, para diminuir a acidez do organismo, aumentada pelo consumo, exagerado nesta época, de fritos e açúcar.

Além de promover uma desintoxicação, irá diminuir a retenção de líquidos, melhorar o aspeto da pele, estimular o bom funcionamento intestinal, diminuir dores de cabeça e até o peso. O consumo de água também é fundamental, ajudando a eliminar resíduos e a manter o corpo hidratado.

DETOX NÃO É UM REGIME PROLONGADO

A duração de um detox é variável, porém, a desintoxicação alcalina que aconselho necessita apenas de 5-7 dias para fazer um “reset” ao organismo. E pode ser feita em grupo ou individualmente. Neste processo, todos os órgãos excretores (desde as glândulas sudoríparas ao intestino) são estimulados a desempenhar a respetiva função e a mantê-la após o término da desintoxicação.

Além da alimentação, a prática de exercício físico regular é um complemento vital no processo detox. O movimento não apenas estimula a circulação sanguínea, mas também contribui para a eliminação de toxinas através do suor, promovendo uma sensação de bem-estar físico e mental.

É crucial salientar que a dieta detox não deve ser encarada como uma solução milagrosa ou um regime a longo prazo. É uma ferramenta temporária e complementar, destinada a reequilibrar o corpo após os excessos das Festas.

Antes de iniciar qualquer dieta, é aconselhável consultar um profissional de saúde para uma orientação personalizada.

Leia o artigo completo na edição de Janeiro 2024 (nº 345)

Ler artigo completo