Rovisco Pais é único hospital no nacional de andebol em cadeira de rodas

8 meses atrás 71

Em comunicado, a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra salienta que a equipa é federada há 10 anos, sendo constituída atualmente por "uma equipa técnica de quatro elementos e 11 jogadores, de várias zonas do país, todos eles com lesão medular de diferentes níveis, tetraplégicos e paraplégicos".

A equipa já cedeu jogadores à Seleção Nacional e venceu um dos torneios da GarciCup na modalidade de ACR, tendo alcançado um honroso terceiro lugar no Campeonato Nacional e várias participações na Final 4 das taças de Portugal.

O Rovisco Pais, na vila da Tocha, no concelho de Cantanhede, é uma unidade de referência na prestação de cuidados em medicina de reabilitação, que tem no desporto adaptado -- nas vertentes terapêutica, recreativa e competitiva -- um dos seus projetos diferenciadores

"Procuramos fazer um trabalho holístico, com grande rigor científico e muito foco nas particularidades de cada utente, porque cada caso é um caso e cada pessoa merece ser tratada individualmente", refere o professor de desporto adaptado Bruno Salgueiro.

Nos últimos 14 anos, o desporto adaptado do Centro Rovisco Pais cresceu em dimensão, em oferta de modalidades e em número de participantes.

"Hoje, o desporto adaptado do Centro é feito com grande rigor científico e com uma base sólida de trabalho na evolução do utente, durante o seu processo de reabilitação", garante Bruno Salgueiro.

Segundo o responsável, "à semelhança das terapias de maior relevo, como a fisioterapia, a terapia ocupacional ou a terapia da fala, o desporto adaptado é prescrito pelos médicos e executado pelos técnicos, de acordo com os objetivos definidos para o processo de reabilitação do utente".

O desporto adaptado do Centro Rovisco Pais funciona com utentes em internamento, como com ex-utentes e utentes externos acompanhados por médicos da unidade, em consulta externa, desde que se considere benéfica a sua prática.

Na vertente competitiva, o Centro tem vindo, desde 2010, também a apostar nas modalidades de remo-indoor e ciclismo, com participação em provas nacionais e internacionais.

Ainda em fase embrionária, também já há trabalho feito na área do rugby em cadeira de rodas.

Bruno Salgueiro frisou que um dos sonhos da unidade hospitalar passa pela criação do primeiro Centro de Alto Rendimento de Desporto Adaptado em Portugal, que permita "um trabalho mais aprofundado, de maior rigor técnico, através de dados concretos fisiológicos que corroborem os resultados das escalas aplicadas, com objetivo de coadjuvar na maximização do processo de reabilitação do utente".

"Na ULS de Coimbra procuramos desenvolver todas as atividades que sejam uma mais-valia para os nossos utentes, tanto do ponto de vista terapêutico, como do ponto de vista da sua realização pessoal e bem-estar", sublinha o presidente do conselho de administração, Alexandre Lourenço.

Leia Também: Coimbra criará 1.ª unidade funcional da doença inflamatória do intestino

Ler artigo completo