Será que o pistacho é mesmo saudável? Dietista esclarece

2 meses atrás 79

Está nos mix de frutos secos, faz parte de granolas e até de pães e bolachas saudáveis. Também os pode comer por si só, claro. O pistacho é fácil de encontrar e é muitas vezes considerado um alimento saudável. Será que é bem assim?

A dietista Sarah Glinski assina um artigo para o 'website' Eat This, Not That em que aponta alguns dos benefícios e das desvantagens em consumir este fruto seco.

Para o bem da sua saúde está o facto de ajudar à perda de peso, na redução da pressão arterial e até a ajudar no controlo do açúcar no sangue.

Leia Também: Alimentos ricos em vitamina C que ajudam a eliminar as rugas

"Pode trazer a redução significativa do açúcar no sangue e melhorias na sensibilidade à insulina", revela a dietista. Também melhora a função cerebral, o humor e pode trazer um impacto positivo na microbiota intestinal, tudo devido aos prebióticos.

Já em relação às desvantagens, aponta o elevado teor de sal que algumas variedades podem apresentar, as calorias e o facto de não serem uma boa opção para quem tem doenças renais.

"Têm uma grande quantidade fósforo, o que pode causar problemas para quem tem doenças renais."

Atendendo a estes prós e contras, deve continuar a comer pistacho? A especialista diz que sim, mas que deve ter alguma atenção. "Se planeia comer mais do que uma porção de 30 gramas, escolha uma versão sem sal, pois o teor de sal pode aumentar", conta a dietista.

"Opte também por comer as versões com casca em vez das sem casca, pois demoram mais a comer e podem ajudar a controlar melhor as porções.”

Leia Também: Comer estes alimentos pode fazer com que tenha sonhos mais intensos

Ler artigo completo