Sonae expande internacionalização com aquisição da PetCity nos Bálticos

2 horas atrás 18

A Musti, participada da Sonae líder no retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos, celebrou um acordo de aquisição da empresa de lojas de produtos para animais e clínicas veterinárias PetCity, uma empresa de referência no seu sector nos países bálticos, com operações na Estónia, Letónia e Lituânia.

Esta aquisição enquadra-se na estratégia de desenvolvimento da Musti, que prevê o seu reforço de posição nos mercados nórdicos e a expansão para novas geografias. A operação está também alinhada com a estratégia da Sonae, reforçando o nível de internacionalização do grupo

João Dolores, chief financial officer (CFO) da Sonae, afirmou: «Com a entrada nos países bálticos – Estónia, Letónia e Lituânia – a Musti irá alargar a sua proposta de valor única no sector de retalho para animais de estimação, passando a estar presente num total de seis países. A empresa posiciona-se, assim, como plataforma de crescimento num sector de mercado cada vez mais relevante e no qual depositamos grande ambição. Esta operação representa também mais um passo na aceleração da internacionalização do Grupo Sonae através de empresas líderes nos seus sectores, permitindo melhorar a forma como servimos clientes em múltiplas geografias».

A Pet City opera 46 lojas de retalho e 16 clínicas veterinárias nos países bálticos, incluindo uma plataforma de comércio electrónico que opera em toda a região. A rede de lojas é composta por 25 lojas na Estónia, 13 na Letónia e 8 na Lituânia. No que diz respeito às clínicas veterinárias, conta com 8 clínicas na Estónia, 4 na Letónia e 4 na Lituânia.

No exercício de 2023, o volume de negócios agregado das operações adquiridas ascendeu a 31,5 milhões de euros, beneficiando de uma equipa dedicada de 472 funcionários (incluindo a tempo parcial), que apoia milhares de “pet parents” nos três países bálticos.

A Sonae concretizou a aquisição de uma participação maioritária superior a 80% do capital da Musti em Março deste ano, passando a controlar a empresa líder do sector de retalho de produtos para animais de estimação nos países nórdicos. A empresa serve 1,5 milhões de clientes na Finlândia, Suécia e Noruega através de 342 lojas, tendo registado vendas líquidas de 426 milhões de euros no exercício fiscal de 2023.



Ler artigo completo