Startup portuguesa VN Tech recebe dez mil euros do fundo canadiano Loyal VC

8 meses atrás 74

O CEO da empresa do Porto, incubada no UPTEC, disse ao Jornal Económico que o montante deverá subir para 200 mil euros e será sobretudo aplicado no desenvolvimento de negócio e na captação de interesse de empresas que estejam em processo de adquirir um software de compras.

A startup portuguesa Value Negotiation Technologies (VN Tech), que desenvolve tecnologia para negociação com potenciais fornecedores, recebeu um investimento inicial de dez mil euros do fundo de capital de risco canadiano Loyal VC.

A startup incubada na UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto antecipa que este financiamento ascenda “rapidamente” aos 200 mil euros e, no futuro, a uma quantia mais avultada. Trata-se do primeiro passo à abertura da empresa ao capital externo, após o investimento inicial dos cofundadores (André Dória, Horácio Falcão e Rodrigo Gouveia).

O CEO da VN Tech disse ao Jornal Económico (JE) que o montante será sobretudo aplicado no desenvolvimento de negócio e na captação de interesse de empresas que estejam em processo de adquirir um software de compras. “Temos por exemplo o caso de uma empresa americana que está em processo de seleção de plataforma de negociação e está a contemplar duas soluções: uma gigante, a Microsoft Dynamics, e a nossa”, conta André Dória.

“À semelhança da Pactum (dos Estados Unidos, que recebeu recentemente 20 milhões de dólares em investimento), que fechou um mega piloto com a Walmart, para automatizar uma parte significativa das negociações de propostas de compras, nós estamos a entrar no mesmo mercado e seremos competidores diretos em menos de dois anos”, antevê, em declarações ao JE, o empreendedor português.

O que faz a VN Tech? Através de Inteligência Artificial e metodologia proprietária, desenvolveu e comercializa uma plataforma digital de adjudicações que faz de agente de negociação para compras (transportes, matérias-primas, equipamentos ou serviço). Ou seja, contacta os fornecedores e conduz, autonomamente, as interações negociais de todas as cláusulas até à obtenção das propostas finais.

A solução desta startup está a ser utilizada por empresas como a alemã Mehler Engineered Products, que está presente em Portugal, ou a Lameirinho, que é de Guimarães e opera no sector têxtil. Os resultados entre os vários clientes da empresa do Porto apontam para uma redução de, aproximadamente, 90% do tempo de negociação de propostas comerciais com fornecedores.

A VN Tech fez também um piloto na Lufthansa para testar negociações automáticas de pacotes de reembolso com passageiros, que resultou numa retenção monetária de 50-73% na companhia aérea e numa diminuição do tempo de negociações de várias semanas para uma mediana de quatro minutos.

O Loyal VC é um fundo de venture capital com sede em Toronto que opera sobretudo no Canadá, Estados Unidos, Suíça e Singapura e fez investimentos em mais de 350 empresas de 60 países.

Ler artigo completo