Tarte de Maçã com Canela Fruut

5 meses atrás 65

A Tarte de Maçã com Canela Fruut, na sequência da nossa parceria com a Fruut e das ofertas que recebemos (ler artigo Doces Regionais & Fruut: uma Parceria cheia de Sabor), decidimos adaptar uma receita tradicional incluindo os snaks de maçã crocante com canela. O resultado foi uma tarte de maçã deliciosamente envolvente, com uma textura exterior estaladiça e uma massa muito fofa e delicada.

O facto destes deliciosos snacks da Fruut terem canela fez com que o seu aroma e sabor ficassem impregnados na massa, combinando maravilhosamente com o vinho do Porto. A maçã, que passou pelo processo de desidratação natural feito pela Fruut, mantém a sua textura crocante no exterior e a parte imersa na massa fica quase caramelizada.

Uma receita a repetir, sem dúvida, e será uma presença garantida na mesa de Natal, pela combinação de sabores da maçã com a canela, além do açúcar em pó, que fica sempre bem nesta quadra festiva.

Ingredientes:

1 ovo inteiro + 2 gemas 1 pitada de sal 10 ml de vinho do Porto ou brandy (10 g se fizer na Bimby) 125 g de manteiga 150 g de açúcar (usei açúcar amarelo) 170 g de farinha 2,5 colheres (chá) de fermento em pó Fruut Maçã Crocante com Canela q.b.

Preparação no modo tradicional:

Misture bem o açúcar com o ovo e as gemas, previamente batidos.

Junte a manteiga e o vinho do Porto. Bata para ligar bem os ingredientes.

Acrescente a farinha, o fermento e o sal, misturando bem até obter uma massa homogénea.

Deite numa forma redonda de fundo amovível e disponha pedaços do Fruut Maçã Crocante com Canela maçã à superfície, deixando-os mais submersos na massa do que visíveis do exterior.

Leva ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 a 20 minutos. Pique com um palito no centro para verificar a cozedura; se sair limpo, a tarte está cozida.

Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme a tarte. Polvilhe com açúcar em pó usando um passador.

Preparação na Bimby:

Coloque no copo o ovo, as gemas e o açúcar e programe 2 minutos, temperatura 37, velocidade 4.

Junte a manteiga, o vinho do Porto e misture 5 segundos, velocidade 4.

Acrescente a farinha, o fermento e o sal, programando 6 segundos, velocidade 6.

Deite numa forma redonda de fundo amovível e disponha, à superfície, pedaços do Fruut Maçã Crocante com Canela maçã – deixe-os mais submersos na massa do que visíveis do exterior.

Leva ao forno, pré-aquecido a 180º C, durante 15 a 20 minutos. Pique com um palito no centro para verificar a cozedura; se sair limpo, a tarte está cozida.

Retire do forno, deixe arrefecer e desenforme. Polvilhe a tarte com açúcar em pó.

Notas:

Na receita tradicional são indicados 30 minutos para a cozedura, mas nesta receita não é necessário tanto tempo, uma vez que os snacks de maçã e canela já passaram por um processo de desidratação natural e a massa coze rapidamente. Na confeção desta tarte programei os 30 minutos, mas vi não era necessário – acabou por ficar um pouco tostada, mas sem perder todo o seu sabor. 😉

Sugestão:

Aproveite as claras que sobraram para preparar outra maravilhosa receita: Tarte de Leite Condensado e Limão.

Conclusão

Com cada fatia da tarte de maçã com canela Fruut, mergulhe em uma explosão de sabores reconfortantes. Uma experiência irresistível para os amantes da boa gastronomia.

Filhós do Nordeste Algarvio

Em Portugal, as filhós, ou filhoses, são dos doces tradicionais de Natal com maior relevância, sendo presença marcante nas celebrações algarvias. Este frito confeciona-se em todas as zonas do Algarve,… Leia mais: Filhós do Nordeste Algarvio

Filhós Tradicionais

As filhós tradicionais (ou filhoses) lembram-nos o Natal e a alegria de reunir a família. Em Portugal são das receitas que não podem faltar na mesa de Natal, a par… Leia mais: Filhós Tradicionais

Filhós de Abóbora à Moda de Coimbra

Esta é uma variante da receita tradicional das filhós, Filhós de Abóbora à Moda de Coimbra um dos doces fritos tipicamente associados ao Natal, sobretudo em Portugal. A receita recebe o… Leia mais: Filhós de Abóbora à Moda de Coimbra

Filhós de Enrolar (Alto Alentejo)

Esta é uma receita de filhós de enrolar (ou filhoses) tradicionalmente feita na altura dos Santos e no Natal, no Alto Alentejo, particularmente em Alter do Chão, distrito de Portalegre. A… Leia mais: Filhós de Enrolar (Alto Alentejo)

Print Friendly, PDF & Email

Ler artigo completo