Três portugueses superam dia inaugural em Anglet

3 dias atrás 27

Teve início, esta terça-feira, o Pro Anglet, quarta etapa do circuito de qualificação europeu (QS) 2024/25, com vários surfistas portugueses em ação ao longo de uma jornada que se realizou em duplo palanque. A falta de ondas no sudoeste francês obrigou a organização a acelerar a competição e após a realização de duas rondas masculinas e uma feminina, três portugueses conseguiram superar um complicado dia inaugural.

João Roque Pinho [na foto] foi o português em maior destaque, uma vez que superou as duas rondas realizadas, com triunfos em ambas. Dessa forma, o jovem surfista conseguiu juntar-se a Guilherme Ribeiro, Joaquim Chaves e Francisco Ordonhas na ronda 3, para onde este trio teve entrada direta em virtude do estatuto de cabeças-de-série.

Quem também seguiu para a ronda 3 foi Afonso Antunes, que se estreou na ronda 2. O atual líder do ranking europeu masculino, que vem de um triunfo em Pantín, na Galiza, conseguiu seguir em frente na prova gaulesa depois de ter sido segundo na bateria. A eles ainda se pode juntar Matias Canhoto, que vai competir num dos dois heats que ficaram por realizar na ronda 2.

Pelo caminho na prova masculina ficaram Jaime Veselko, eliminado na ronda 1, Francisco Almeida, Martim Fortes, Martim Nunes, Daniel Nóbrega e João Mendonça, todos eliminados na ronda 2.

Na prova feminina realizou-se somente a ronda inaugural, onde esteve em ação Constância Simões. A júnior portuguesa conseguiu carimbar a passagem à ronda 2, onde vai juntar-se à compatriota Gabriela Dinis. Ambas vão tentar chegar à ronda 3, onde entram em competição as cabeças-de-série, incluindo as portuguesas Teresa Bonvalot, Francisca Veselko, Mafalda Lopes e Carolina Mendes.

Ler artigo completo