Os formadores da área Obstetrícia do Centro de Simulação da Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra deram, nos últimos dias, formação na área das emergências em obstetrícia a médicos ucranianos, anunciou aquela unidade em comunicado.
Estiveram presentes na formação o presidente da Kyiv Medical University, Alexander Pokanevych, e o general Carlos Lobato, médico e representante do Chefe do Estado Maior das Forças Armadas Portuguesas.
O curso, denominado 'Emergências em Obstetrícia', foi frequentado por um grupo de 11 médicos da Ucrânia e dois portugueses, "que participam em missões humanitárias em África e no Médio Oriente".
"É um orgulho e uma satisfação ver que, fruto da sua experiência e 'know-how', as equipas da nossa ULS são requisitadas para dar formação internacional, especialmente, quando o desafio é um contexto tão complicado como o das emergências obstétricas em contexto de guerra", disse o presidente do Conselho de Administração da ULS Coimbra, citado no comunicado.
O responsável sublinhou, ainda, que "a ULS Coimbra estará sempre disponível para colaborar em ações desta natureza, até porque a inovação, a investigação e a transferência de saber fazem parte do ADN da ULS Coimbra".
Decorreu nos dias 31 de janeiro e 1 de fevereiro, nos Hospitais da Universidade de Coimbra, e contou com a simulação de "cenários multidisciplinares de eventos críticos em contexto de obstetrícia, com a colaboração da Cruz Vermelha Portuguesa e de uma unidade médica do exército português".
"O desafio foi lançado pelo Gabinete de Apoio Humanitário da Ordem dos Médicos (GAHOM), que solicitou à Unidade Local de Saúde de Coimbra (ULS Coimbra) que planeasse e realizasse uma formação, nesta área, para estes profissionais de saúde", lê-se na nota informativa.
Leia Também: Governo autoriza contratação de 250 médicos, enquanto não abre concurso