Última hora: UE confirma taxas para veículos elétricos chineses

2 meses atrás 75

A União Europeia (UE) confirmou a aplicação de taxas para veículos elétricos chineses, com efeitos imediatos. A decisão já era mais ou menos esperada, mas a UE sublinha que a aplicação desta medida tem efeitos imediatos (já a partir de amanhã).

 UE confirma taxas para veículos elétricos chineses

Já é conhecida a decisão da UE no que diz respeito aos veículos elétricos chineses. A partir de amanhã, dia 5 de julho, serão aplicadas taxas elevadas aos veículos elétricos a bateria que sejam fabricados na China. Segundo uma publicação da Euronews, Bruxelas acusou Pequim de conceder aos seus fabricantes de automóveis enormes subsídios que levam a preços artificialmente baixos e a uma concorrência desleal.

Segundo a investigação realizada, o dinheiro público foi usado em "todo o lado", como, por exemplo, a extração das matérias-primas, necessárias para produzir as baterias, até aos serviços de transporte marítimo utilizados para trazer os produtos acabados para as costas europeias, refere a publicação da Euronews.

 UE confirma taxas para veículos elétricos chineses

A decisão, publicada esta quinta-feira, prevê direitos diferenciados, calculados em função da empresa-mãe, do volume de negócios anual e do montante presumível das subvenções recebidas. As taxas a aplicação são as seguintes:

BYD: 17,4% Geely: 19,9% SAIC: 37,6%

(em atualização)

Ler artigo completo