Violência na Grande Lisboa. Presidente apela a resolução de problemas sem violência

1 hora atrás 26

Sobre a nota da Presidência da República, publicada esta quarta-feira de manhã, Marcelo Rebelo de Sousa disse que pretendia fazer um apelo para que "os problemas que há a resolver sejam resolvidos, não pela via de instabilidade e do clima de violência", lembrando que a sociedade portuguesa" é "serena, é tranquila, é pacífica", apesar de , como sublinhou, ter "muitas desigualdades e muitos problemas económicos, sociais, financeiros".

Esta "escalada de violência" não é boa para os portugueses, argumentou ainda o chefe de Estado. A opinião comum, entre o presidente e os autarcas dos concelhos afetados pelos distúrbios, é a de "evitar aquilo que é indesejável".

Na entrevista à RTP, Marcelo Rebelo de Sousa reforçou que pretende que "todos façam aquilo que estiver ao seu alcance para evitar tudo o que seja o aumento da instabilidade social e, nomeadamente, a violência".

"A violência não é uma forma de resolução de problemas de uma sociedade democrática", sublinhou.

"Todos sabemos que é fundamental o papel das forças de segurança", acrescentou ainda.

Sobre a posição de alguns partidos quanto à situação, o chefe de Estado considerou que podia "haver uma radicalização de posições" mas que tem de haver também um "esforço de procurar a garantia da democracia", respeito pela "liberdade dos outros" e não se pode "fomentar a violência".

Ler artigo completo