Westway LAB anuncia os primeiros 4 nomes para a edição deste ano

4 meses atrás 144

Fotografia: Gabi Carrera

Publicado a: 04/03/2024

De Júlia Mestre a Silly.

Fotografia: Gabi Carrera

Publicado a: 04/03/2024

Começa a ganhar forma a 11ª edição do Westway LAB, festival leva a música alternativa até à cidade de Guimarães, com a sua programação a incidir especialmente no Centro Cultural Vila Flor. Este ano, o evento decorre entre os dias 10 e 13 de Abril.

Dos quatro projectos já anunciados para o cartaz, três deles são liderados por mulheres. No capítulo internacional temos as vindas da multifacetada artista brasileira Júlia Mestre, membro de uma das grandes bandas do momento para a música latina, Bala Desejo, e autora do álbum Arrepiada, um importante marco para a renovação da MPB e da tropicália; bem como de NewDad, banda liderada por Julia Dawson que explora a profundeza das emoções por entre a neblina do shoegaze e que, após uma série de vários singles e EPs, se estreou este ano no formato de LP com Madra.



Da esfera nacional, seguem para a “cidade berço” um par de artistas com novíssimo repertório na algibeira. De um lado está Silly, investida musical levada a cabo pela cantautora e multi-instrumentista Maria Bentes que gerou no passado mês de Fevereiro o primeiro longa-duração, Miguela, criado em parceria com Fred Ferreira — a propósito desse lançamento, o Rimas e Batidas entrevistou a sua criadora e assistiu ainda ao concerto de apresentação em Lisboa, que teve lugar no Centro Cultural de Belém. Garantida está também a presença de Luís Severo, nome de culto dentro da nova pop alternativa nacional que está neste momento a preparar a edição de um novo disco, tendo já dado a conhecer alguns dos seus temas ao vivo — conforme reportámos por cá — e enviado para as montras digitais os singles “Cedo ou Tarde” e “Incerteza”.

Tal como nos anos anteriores, o Westway LAB vai além dos tradicionais concertos na sua programação. 2024 servirá de palco para mais uma data de fusões entre artistas portugueses e estrangeiros através do seu programa de residências artísticas — cujos intervenientes estão ainda por revelar —, bem como abrirá as suas portas para uma série de conferências — neste capítulo está, para já, anunciada a participação de Rob Challice, agente e promotor com mais de quatro décadas de experiência, ao longo das quais tem vindo a trabalhar com nomes como Bon Iver, Toro Y Moi ou Kings of Convenience.

A venda dos passes gerais para a edição de 2024 do Westway LAB está agora na fase early bird, com os ingressos que dão acesso a todo o festival disponíveis online e em algumas bilheteiras físicas pelo preço promocional de 30 euros.


pub

Ler artigo completo