Os cidadãos idosos têm acesso a apoios sociais que pretendem diminuir o seu risco de vulnerabilidade. Mas, muitos são os idosos que não têm a informação devida sobre esses apoios económicos e sociais e como beneficiar deles.
Os cidadãos idosos têm acesso a apoios sociais que pretendem diminuir o seu risco de vulnerabilidade. Mas, muitos são os idosos que não têm a informação devida sobre esses apoios económicos e sociais e como beneficiar deles.
Complemento solidário para idosos
O Complemento Solidário para Idosos (CSI) destina-se a cidadãos seniores, de idade igual ou superior à de acesso à reforma, com baixos recursos.
Quem tem condições para aceder?
Cidadão que recebe a pensão de velhice, social de velhice ou de sobrevivência, com idade igual ou superior à de acesso à reforma (66 anos e 4 meses em 2023);
Cidadão que recebe a pensão de invalidez, desde que não seja titular da Prestação Social para a Inclusão-PSI;
Cidadão a residir em Portugal há, pelo menos, 6 anos seguidos na data em que faz o pedido;
Ser cidadão português e não ter acesso à pensão social por receber rendimentos acima de 192,17 euros (40% do Indexante dos Apoios Sociais – IAS) no caso de pessoa isolada ou de 288,26 euros (60% do IAS) se for um casal.
Cidadão com recursos inferiores ao valor limite do CSI (5.258,63 euros valor em 2023).
Como requerer o Complemento Solidário para Idosos?
O cidadão terá de preencher um formulário com os seus dados pessoais e apresentar a documentação necessária para iniciar o processo (comprovativo de rendimentos, fotocópia de cartão de cidadão, IRS, entre outros).
Deverá efetuar este pedido junto de um serviço da Segurança Social ou Loja de Cidadão com esta valência.
Quanto vai receber?
Com a atualização de 2024, que prevê o aumento do valor de referência de modo a convergir com o valor do limiar de pobreza, o Complemento Solidário para Idosos deve aumentar para 550,67 euros por mês. Ou seja, face ao valor máximo de 2023, 488,22 euros por mês (valor de referência mensal), verifica-se um aumento de 62,45 euros.
Informe-se connosco. A DECO trabalha consigo e para si há quase 50 anos!
Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço electrónico [email protected]. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!