Bolsa de Lisboa acompanha subidas europeias com Galp em máximos históricos

6 meses atrás 73

O sentimento foi de otimismo em Lisboa e nas mais importantes congéneres europeias, que beneficiaram dos maus números divulgados na economia norte-americana.

A bolsa de Lisboa registou esta terça-feira uma sessão positiva, na medida em que o índice PSI subiu 1,19%, a beneficiar particularmente da subida da Galp.

As ações da energética passaram a marca dos 20 euros, ao subirem 3,67%, até aos 20,06 euros. Seguiu-se a Jerónimo Martins, ao adiantar-se 2,33% para 18,88 euros, ao passo que o BCP ganhou 1,50% e alcançou os 0,3248 euros.

A maior descida foi da Ibersol, na ordem de 0,56%, com os títulos a encerrarem o dia nos 7,04 euros.

Entre as praças europeias o sentimento foi visivelmente positivo, com as subidas mais acentuadas a serem protagonizadas pela Itália, que ganhou 1,89%, assim como Espanha, nos 1,71% e a Alemanha, em 1,58%. O índice agregado Euro Stoxx 50 somou 1,43%, ao passo que França ascendeu aos 0,81% e o Reino Unido registou um avanço de 0,17%.

As bolsas europeias encerraram em alta, com a maioria dos principais índices a valorizar mais de 1%”, assinala-se na análise do departamento de Mercados Acionistas do Millenium Investment Banking.

“Apesar da indicação de que a atividade da zona euro ter-se-á expandido mais que o esperado em abril, impulsionada pelos serviços e pela recuperação surpreendente na Alemanha, foram fracos dados nos EUA que acabaram por trazer otimismo aos investidores”, explicam os analistas.

“É que a sinalização de um arrefecimento do ritmo de expansão da atividade nos serviços e uma entrada inesperada em contração na indústria norte-americana parece ter feito acreditar que um ritmo económico mais brando pode sustentar a descida da inflação e levar ao tão desejado início do ciclo de taxas de juro pela Fed”, pode ler-se na mesma análise.

“O efeito justificou a melhor performance do setor tecnológico, onde se destacou a valorização da SAP em reação a contas trimestrais. O de retalho foi impulsionado pelo ambiente gerado pela JD Sports, que anunciou uma aquisição para expansão nos EUA”, acrescenta-se.

Ler artigo completo