Fundador entre os detidos após buscas na Madeira. O que é o grupo AFA?

8 meses atrás 58

Avelino Farinha, líder do grupo AFA no Funchal e Caldeira Costa, líder do grupo AFA em Braga são dois dos três detidos na operação levada a cabo pela Polícia Judiciária. Empresa atua nos sectores da construção e imobiliário, que detém entre outros as unidades hoteleiras do grupo Savoy.

O grupo AFA está no centro das atenções das autoridades judiciais por suspeitas de que Pedro Calado, presidente da Câmara do Funchal, terá um “pacto corruptivo, de favorecimento com as devidas aprovações de licenciamento camarário, em troca de contrapartidas” com a empresa também ela fundada em 1981 na Região Autónoma da Madeira.

A Polícia Judiciária (PJ) confirmou a detenção de três pessoas, no âmbito das buscas efetuadas esta quarta-feira, por crimes de corrupção ativa e passiva, participação económica em negócio, prevaricação, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, abuso de poderes e tráfico de influência.

Apesar da PJ não identificar os nomes dos detidos, a CNN adiantou que os envolvidos são Pedro Calado, presidente da Câmara do Funchal, Avelino Farinha, líder do grupo AFA no Funchal e Caldeira Costa, líder do grupo AFA em Braga.

José Avelino Aguiar Farinha foi juntamente com Francisco da Paixão de Agrela quem fundou o grupo AFA no ano de 1981. A empresa ligada ao ramo da construção e imobiliário conta até hoje com três mil obras executadas e opera em oito áreas de negócio: engenharia e construção, imobiliário, hotelaria, comercialização de cimento, concessões, comercialização e extração de inertes, gestão de resíduos e comunicação social.

Além de Portugal Continental e das regiões autónomas da Madeira e Açores, a empresa conta desde 2006 com negócios na Mauritânia e Senegal, tendo posteriormente entrado no mercado angolano com a constituição de uma sucursal do grupo AFAVIAS. O grupo AFA constituiu novas sucursais da AFAVIAS na Colômbia, a 5 de agosto de 2016, e na Guiné Equatorial, a 19 de janeiro de 2017.

Uma das principais áreas da atuação é a hotelaria, onde o grupo iniciou a sua atividade em 1999. Atualmente, e sob a assinatura Savoy Signature, o grupo detém seis unidades hoteleiras na ilha da Madeira.

Com assinatura Savoy o grupo AFA tem no mercado imobiliário em desenvolvimento os projetos Savoy Residence Insular, Savoy Residence Casa Branca, Monumentalis e Varino, que em conjunto representam um investimento de 450 milhões de euros ao longo dos próximos cinco anos.

Ler artigo completo