O grupo Howden regista um crescimento orgânico de 13% em 2023 o que, combinado com o impacto das fusões e aquisições, fez com que as receitas aumentassem 33% num ano, para 2,44 mil milhões de libras (2,85 mil milhões de euros).
A Howden anunciou os resultados do ano de 2023 e reportou, a nível consolidado, um aumento de 33% na receita para 2.443 milhões de libras (2.855,55 milhões de euros), mais 32,7% que um ano antes, e um aumento de 30% no EBITDA consolidado ajustado para 780 milhões de libras (912 milhões de euros), com uma margem EBITDA de 31,9%.
Isto é, o grupo Howden regista um crescimento orgânico de 13% em 2023 o que, combinado com o impacto das fusões e aquisições, fez com que as receitas aumentassem 33% num ano, para 2,44 mil milhões de libras (2,85 mil milhões de euros).
A consultora, através de fusões e aquisições, conta com 56 aquisições concluídas em 2023, incluindo cinco transações acima de 25 milhões de libras de EV (Enterprise value), sendo as principais a aquisição da TigerRisk nos EUA, a March RS em Espanha, da Apex na Nova Zelândia., da Théorème em França e da Reich Insurance no Reino Unido.
Esta estratégia de expansão foi apoiada por mais de mil milhões de libras esterlinas de capital dos acionistas e 1,375 mil milhões de dólares de dívida adicional angariada para financiar estes investimentos, mantendo ao mesmo tempo uma sólida notação de crédito.
Num movimento estratégico para racionalizar as operações, a Howden também anunciou uma nova estrutura de gestão, nomeando David Shalders como COO do grupo.
“Anunciamos uma nova estrutura de gestão para unificar as operações com um único presidente executivo global para as três áreas (corretagem de seguros, corretagem de resseguros e subscrição de riscos,) e que responde diretamente a David Howden, CEO, e anunciamos a nomeação de David Shalders, COO do Grupo, após o final do ano”, refere a Howden.
A companhia também adotou um único nome de marca e identidade visual em todas as suas operações globais de corretagem para aumentar o reconhecimento da marca em todo o mundo, incluindo um rebranding das suas filiais no Reino Unido e escritórios internacionais.
“Demos as boas-vindas a mil novos colaboradores acionistas em 2023, elevando o seu número total para 4.500, em 35 dos 50 países do Grupo. O número total de colaboradores, pro forma, situa-se em 16 mil, com 800 pessoas a entrarem no Grupo no ano fiscal de 2023 através de contratações no âmbito de novas iniciativas destinadas a desenvolver o crescimento orgânico do Grupo”, lê-se no comunicado.
“O crescimento orgânico de dois dígitos e as posições de liderança em mercados-chave através e fusões e aquisições estratégicas refletem a concretização consistente de uma estratégia sustentável a longo prazo”, refere a Howden.
“Em três anos tornamo-nos o segundo maior corretor de seguros do Reino Unido – o maior em termos de alcance; passámos a ser um dos quatro corretores de resseguro top tier; somos o maior operador global independente na Europa; e, em termos do negócio global de specialty contamos atualmente com uma equipa de 2.000 profissionais”, refere a consultora de seguros.
“A média anual de crescimento das nossas receitas nos últimos três anos é de 46%, do EBITDA é de 47% e o crescimento orgânico médio anual dos últimos três anos é de 17%. Estou incrivelmente orgulhoso do que estamos a construir”, refere David Howden, CEO da Howden,