Margarida Blasco vai reunir-se com Montenegro e Miranda Sarmento após reunião falhada com polícias

3 meses atrás 58

Os sindicatos da PSP e GNR voltaram a abandonar as negociações com a Administração Interna na terça-feira. O Governo melhorou substancialmente a sua proposta em termos salariais, tendo proposto um aumento de 300 euros no suplemento de risco.

A quarta reunião do Ministério da Administração Interna com os sindicatos dos polícias voltou a fracassar. Agora, e depois de uma proposta de aumento do subsídio de risco de 300 euros até 2026, a ministra Margarida Blasco prepara-se para uma reunião com o primeiro-ministro e com o ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento.

A notícia foi avançada esta manhã pela “RTP”. Para já, não se sabe o horário e local da reunião, sabendo apenas que será marcada pela discussão do orçamento disponível para os polícias.

Os sindicatos da PSP e GNR voltaram a abandonar as negociações com a Administração Interna na terça-feira. O Governo melhorou substancialmente a sua proposta em termos salariais, tendo proposto um aumento de 300 euros no suplemento de risco, sendo que o valor seria pago de forma faseada nos próximos dois anos.

Este aumento permitiria subir o suplemento dos atuais 100 para 400 euros. Este acréscimo, segundo o Ministério da Administração Interna, seria pago em três vezes, sendo 200 pagos em julho e o restante valor no início de 2025 e 2026, com aumentos de 50 euros em cada ano.

À saída da reunião, na noite de terça-feira, o porta-voz da plataforma dos sindicatos, Bruno Pereira, admitiu que “não houve acordo” e que tinha sido, novamente, “uma longa maratona”. Para os sindicatos da PSP e associações da GNR, o valor apresentado pela ministra “ficava por metade” do que a plataforma reivindica.

Ler artigo completo