Martínez confiante no Euro de Ronaldo: «Está cá por mérito»

3 semanas atrás 37

Com elogios à Chéquia, Roberto Martínez revelou esperar um excelente jogo esta terça-feira. Na conferência de antevisão à estreia lusa no Europeu, o selecionador da seleção portuguesa mostrou também otimismo em relação à prestação de Cristiano Ronaldo no torneio.

Está tudo preparado?: «No futebol internacional as coisas são diferentes. Temos muito tempo para preparar os jogos. É importante estar tranquilo e ter um plano de trabalho. Com a experiência utilizas o tempo de melhor forma. Precisamos de ajudar os jogadores, os treinadores não ganham jogos.» 

Treinador da Chéquia afirmou que vai jogar de forma ofensiva: «O estilo da Chéquia é muito claro. Defrontei o adversário por três vezes e o estrutura tático pode mudar, mas a ideia e o estilo não. Gosto muito. Pressão alta, risco e objetividade. Querem marcar golos e têm elementos experientes como o Tomás Soucek . O Patrik Schick foi campeão na Alemanha. Jogam para ganhar e gostam de correr os riscos, um jogo fantástico para o adepto neutro.»

Importância de ganhar o primeiro jogo?: «Quando falamos em ganhar, como é que ganhas? Não nos focamos em ganhar, focamo-nos em jogar bem e executar o plano para depois tentar ganhar. Há coisas que temos de fazer antes de ganhar. Claro que temos um grupo experiente. Ganhar ou perder o primeiro jogo não garante ou tira a qualificação. O importante é crescer na competição e ganhar jogos.»

Como está Cristiano Ronaldo? «Está cá por mérito. Ninguém está na seleção pelo nome. Esteve em destaque no clube e fez nove golos na qualificação. É alguém que pode abrir espaços nas defesas adversárias, faz movimentos como mais ninguém e é o nosso primeiro homem a defender. Os números provam tudo isso.»

Sente que a seleção portuguesa está melhor em comparação com 2021, quando caiu frente à sua Bélgica?: «Não podes comparar no futebol de seleções. Torneios são diferentes. Estamos a falar de um Europeu durante o Covid, em países diferentes, com estádios cheios e vazios. Não se pode comparar. O nosso balneário está preparado, temos 23 jogadores de campo que podem jogar amanhã e isso é o que vamos avaliar nos próximos três jogos.»

Ler artigo completo