Montenegro: "Nunca o Governo propôs acordo ao Chega. É simplesmente mentira"

2 horas atrás 19

OE2025

10 out, 2024 - 21:41 • Ana Kotowicz , Filipa Ribeiro

André Ventura disse que o primeiro-ministro lhe propôs um lugar no Governo em troca da aprovação do Orçamento do Estado.

Luís Montenegro respondeu e desmentiu André Ventura nas redes sociais, depois de o líder do Chega ter tido que lhe foi oferecido um lugar no Governo em troca da aprovação do Orçamento do Estado.

"Nunca o Governo propôs um acordo ao Chega. O que acaba de ser dito pelo Presidente desse partido é simplesmente MENTIRA. É grave, mas não passa de Mentira e Desespero", escreveu Luís Montenegro.

O chefe do Governo não levou nem meia hora a prestar o esclarecimento.

Depois de o Primeiro- Ministro ter falado na SIC na terça feira, André Ventura esteve na CNN Portugal esta noite onde começou por afirmar que Luís Montenegro tentou um acordo com o Chega sobre o Orçamentou do Estado na reunião de 23 de setembro – a tal reunião privada que foi depois denunciada na comunicação social.

De acordo com o líder do Chega, “o mesmo Primeiro-Ministro que foi a televisão dizer que nunca confiou no Chega, propôs um acordo, o mesmo Primeiro-Ministro que estava disposto a que mais para a frente o Chega viesse a integrar o Governo”.

André Ventura respondeu afirmativamente quando questionado se Luís Montenegro tinha mentido ao dizer que não queria acordos com o Chega.

O líder do Chega acusou ainda o Governo de jogo duplo com o PS e o partido de Ventura ao dizer que o Primeiro-Ministro escolheu “dois parceiros” acabando por fazer “um jogo público” e um “jogo privado”.

(Em atualização)

A revelação foi feita por André Ventura, durante uma entrevista à TVI/CNN Portugal. "O primeiro-ministro mentiu", acusou o líder do Chega, uma vez que Montenegro afirmou que "o Chega não era um parceiro confiável, que ele nunca contou com o Chega e que o Chega foi arredado das negociações".

E é mentira porque, segundo André Ventura, "o primeiro-ministro negociou com o Chega, quis negociar com o Chega". Ao ponto, disse Ventura, de ter proposto "um acordo para este ano", que passava por "mais para a frente", o Chega "integrar o Governo" — tudo em troca de luz verde para o Orçamento do Estado.

Além disso, o líder do Chega garantiu que esta proposta lhe foi apresentada no encontro de 23 de setembro em São Bento.

[Notícia em atualização]

Destaques V+

Ler artigo completo