Presidente timorense viaja para Portugal para visita de trabalho

2 horas atrás 14

“A viagem a Portugal representa mais do que um compromisso político. Trata-se de uma oportunidade para fortalecer os laços entre Timor-Leste e Portugal”, apontou José Ramos-Horta.

O Presidente de Timor-Leste viajou hoje para Portugal para uma visita de trabalho, até domingo, que inclui a participação nas Conferências do Estoril, onde falará sobre paz, e a cerimónia de atribuição do prémio Guerra Junqueiro.

“A viagem a Portugal representa mais do que um compromisso político. Trata-se de uma oportunidade para fortalecer os laços entre Timor-Leste e Portugal, através do envolvimento com os jovens que serão os nossos futuros líderes, e continuar o diálogo contínuo sobre paz e construção das nações”, afirmou José Ramos-Horta, citado num comunicado enviado à imprensa.

Para o Presidente timorense, através da “partilha de experiências e do reforço da cooperação” está a fazer-se um “caminho para um futuro mais pacífico e próspero para todas as nações”.

José Ramos-Horta inicia a visita com um encontro com estudantes do ensino secundário do município de Cascais, com uma sessão de perguntas e respostas, participando depois na cerimónia de abertura das Conferências do Estoril, no ‘campus’ da Nova School of Business and Economics, durante a qual fará um discurso sobre paz.

O programa do prémio Nobel da Paz inclui também um encontro com estudantes de mestrado naquele ‘campus’ universitário e uma visita às instalações.

A visita termina com a entrega do Prémio Literário Guerra Junqueiro atribuído ao Presidente timorense em 2023, numa cerimónia, que vai decorrer no sábado, no Porto.

Ler artigo completo