PSI despede-se de julho com subida de mais de 1%

2 meses atrás 83

O último dia do mês foi marcado pelas apresentações dos resultados dos bancos portugueses, sendo que o principal índice da bolsa de Lisboa foi impulsionado pelos ganhos da Jerónimo Martins, que recupera depois de várias sessões a registar perdas.

O último dia de julho foi positivo para o principal índice português, que fechou a sessão com um ganho de 1,16% para 6.716 pontos. As restantes praças europeias terminaram a sessão desta quarta-feira, a derradeira do mês, em terreno misto, com apenas o IBEX 35 a registar perdas.

A Jerónimo Martins foi a empresa que liderou na sessão passada, com uma subida de 5,62%, até aos 16,15 euros, seguida da Sonae, que ganhou 2,39% para 0,942 euros, depois de ter apresentado os seus resultados na terça-feira. Por outro lado, a NOS liderou as perdas do dia, com uma descida de 0,84% para 3,56 euros.

O dia foi marcado pela divulgação dos resultados semestrais dos bancos, tendo o BCP registado um lucro de 485,3 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 14,7%. A Caixa Geral de Depósitos também apresentou os resultados, com um lucro de 889 milhões de euros.

O BPI apresentou igualmente as contas ontem, registando um crescimento de 28% nos lucros, para 327 milhões de euros.

O dia de hoje vai ser marcado pela divulgação da decisão de política monetária do Banco de Inglaterra (BoE), sendo que tudo está em aberto, uma vez que os analistas se encontram divididos sobre se o banco vai cortar ou não as taxas de juro, que se encontram em 5,25%.

Por cá, o Bando de Portugal vai divulgar a dívida pública em junho, sendo que esta aumentou 3,7 mil milhões de euros em maio, para 277,1 mil milhões de euros.

Do outro lado do Atlântico, Wall Street abriu a última sessão de julho em alta, com o Nasdaq a liderar, impulsionado pelo sector tecnológico “depois da nota divulgada na quarta-feira de manhã de que alguns países aliados dos EUA poderão ficar isentos de novas restrições para a venda de tecnologia avançada à China”, segundo revelou o analista do Millennium Investment Banking, Ramiro Loureiro.

O dia foi ainda marcado pelo fim da reunião da Fed.

Hoje vão ser divulgados os resultados da Apple, Amazon, Shell e Intel.

Ler artigo completo