José Mourinho concedeu uma entrevista à 'EA Sports FC Korea', cujo excerto da segunda parte da conversa foi divulgada esta terça-feira na sua página de Youtube, em que aproveitou não só para mostrar como já conseguiu travar Lionel Messi, mas também para abordar o exemplo de Xabi Alonso como alguém que soube fazer a transição de jogador para treinador, atendendo ao êxito apresentado ao serviço do Bayer Leverkusen.
"Nem todos os jogadores inteligentes conseguem ser bons treinadores. O Xabi [Alonso] sabia entender o jogo muito bem, com muito poder de comunicação. Sabia questionar, colocar dúvidas, fazer perguntas, é exatamente o que se gosta de ver. Eu via nele algo muito particular, a nível de filosofia, sobre como ir até ao sítio certo", começou por dizer o experiente treinador português, que se cruzou com o antigo internacional espanhol nos tempos do Real Madrid.
"Quando ele foi para a Real Sociedad, trabalhar com jovens, sabia que não ia estar no topo do futebol, mas teve inteligência para perceber que as coisas no futebol funcionam passo a passo. Acho que ele esteve sempre na direção certa. Ninguém consegue prever as coisas otimamente, mas a história [no Bayer Leverkusen] foi feita e ninguém pode apagar isso", acrescentou de seguida.
"Ele não se apresentou a ninguém como um vencedor da Liga dos Campeões, mas sim como um jogador de um grupo. São coisas que fazem um jogador diferente. A minha filosofia é muito simples. Os jogadores são todos iguais. Não olhava para Xabi Alonso, Iker Casillas ou Sergio Ramos de forma diferente por serem campeões mundiais. É assim que eu funciono. O respeito que se tem na mesma página é importante. Mas não digo que seja um bom conselho serem como eu, isso significa ter muitos riscos. O meu maior conselho é para não serem como eu", completou.
Recorde-se que Xabi Alonso não só guiou o Bayer Leverkusen a um inédito título de campeão alemão, como se mantém como estatuto de única equipa imbatível no futebol europeu, encontrando-se ainda apurado para a final da Liga Europa, frente à Atalanta.
Leia Também: Mourinho revela como travou Messi: "Formaram uma jaula..."