Rússia deve retirar movimento Taliban da lista de organizações terroristas

2 horas atrás 17

A agência de notícias estatal TASS salientou que essa decisão foi “tomada ao mais alto nível”, conforme admitiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.

A Rússia deve retirar o movimento Taliban da lista de organizações terroristas. A agência de notícias estatal TASS salientou que essa decisão foi “tomada ao mais alto nível”, conforme admitiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros do país.

A agência noticiosa Reuters referiu que o representante especial do presidente da Rússia, Vladimir Putin, para o Afeganistão, Zamir Kabulob, salientou que a decisão de retirada dos Taliban da lista de organizações terroristas precisa de vários procedimentos legais de modo a que se torne real.

A Reuters lembra que Vladimir Putin já tinha dito que a Rússia, que colocou os Taliban na sua lista de organizações terroristas em 2003, considera o movimento Taliban dos Afeganistão como um aliado na luta contra o terrorismo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros interino dos Taliban, Amir Khan Muttaqi, já tinha congratulado a decisão do Cazaquistão e do Quirguistão, de retirar o movimento da lista de terroristas, para além de ter dito também que “apreciava os comentários positivos de altos funcionários da Rússia” sobre este assunto, citado pela agência noticiosa.

Ler artigo completo