CaixaBank muda de presidente em vésperas de resultados e de anúncio do plano estratégico

1 hora atrás 18

As mudanças ocorrerão após uma reunião do conselho ainda nesta quarta-feira, disse a fonte, acrescentando que Muniesa “provavelmente” se tornará presidente após a renúncia “voluntária” de Goirigolzarri.

O vice-presidente do Caixabank, Tomas Muniesa, deverá suceder a José Ignacio Goirigolzarri como presidente do maior banco espanhol em ativos a nível doméstico, avançam os jornais espanhóis e a Reuters que cita uma fonte com conhecimento do assunto.

Tomás Muniesa é o único vice-presidente do CaixaBank e administrador de longa data da holding La Caixa que detém 31,7% do capital do CaixaBank e é o seu principal acionista. O futuro presidente do banco catalão nasceu em Barcelona em 1952.

A remodelação surge numa altura em que os bancos europeus estão a adaptar-se a um ambiente de mercado em mudança, à medida que a queda das taxas de juro exerce pressão sobre a margem financeira

As mudanças ocorrerão após uma reunião do conselho ainda nesta quarta-feira, disse a fonte, acrescentando que Muniesa “provavelmente” se tornará presidente após a renúncia “voluntária” de Goirigolzarri.

José Ignacio Goirigolzarri, presidente do CaixaBank, vai apresentar esta quarta-feira a sua demissão voluntária do Conselho de Administração, segundo o ‘La Vanguardia’.

O jornal acrescenta que a demissão será posteriormente comunicada ao mercado, juntamente com o nome do futuro presidente. Embora a saída de Goirigolzarri não seja imediata, haverá um período de transição.

O Conselho vai reunir-se neste dia para aprovar os resultados do terceiro trimestre que o banco vai apresentar ao mercado esta quinta-feira. Será também aprovado o dividendo a distribuir em novembro aos acionistas.

Com as mudanças, Gonzalo Gortázar, CEO do banco, sai reforçado. O banqueiro é CEO do CaixaBank desde 2014, mas com a fusão com o Bankia ganhou ainda mais poderes. Desde 2020 que toma as rédeas do banco e tem o controlo do negócio, embora José Ignacio Goirigolzarri ocupasse uma presidência classificada como executiva, na prática, as funções do banqueiro basco eram muito limitadas, diz o El Economista.

O CaixaBank vai apresentar Plano Estratégico 2025-2027 em meados de novembro.

Ler artigo completo