RBR Playbook #106 | O lema dos Celtics

3 meses atrás 51

A NBA é uma modalidade diária, onde todos os dias as coisas mudam e há novidades. Para responder a isso, o zerozero tem o prazer de se associar a Ricardo Brito Reis, que nos vai dar analisar a atualidade de forma regular. O Playbook do Ricardo Brito Reis é essencial para estarmos por dentro do mundo do basquetebol norte-americano

Segundo match point para os Celtics

Jogo 5 das Finais da NBA, esta noite, em Boston. É o segundo match point para os Boston Celtics, desta vez perante os seus adeptos, no TD Garden. Depois de terem sido arrasados no Jogo 4, com uma derrota por 38 pontos, os comandados por Joe Mazzulla querem encerrar a série em casa. Do lado dos Dallas Mavericks, o objetivo é capitalizar o ímpeto da partida anterior, que terminou com a primeira vitória de Kyrie Irving sobre os Celtics desde que pisou o logótipo da equipa de Boston, em 2021, quando ainda jogava nos Brooklyn Nets.

Neemias estreou-se nas Finais

O Jogo 4 ficou também marcado pela estreia do português Neemias Queta nas Finais da NBA, em mais um momento histórico da ainda curta carreira do gigante do Vale da Amoreira. A poucas semanas de festejar 25 anos, o poste estreou-se nas Finais, jogando os últimos 5’25” do encontro, em que marcou dois pontos e fez um desarme de lançamento. E, agora, falta-lhe apenas a conquista do anel de campeão para encerrar da melhor maneira uma época em que registou máximos de carreira em praticamente todos os índices estatísticos.

"Win it for Al"

Se os Boston Celtics conquistarem mesmo o 18.º título da história da organização, será um momento especial para Al Horford. O extremo/poste dominicano de 38 anos soma 17 anos na NBA e só em duas temporadas não esteve nos play-offs, embora estas sejam apenas as segundas Finais da carreira do veterano. A partida desta noite será o 185.º jogo de Horford em playoffs, número que o deixa apenas atrás de Karl Malone na lista de jogadores com mais jogos de play-offs sem anel de campeão. Não é por acaso que o lema do balneário dos Celtics é "Win it for Al".

Embiid confirma presença em Paris

Ainda não jogou umas Finais da NBA, mas Joel Embiid garante que vai jogar nos Jogos Olímpicos. O poste dos Philadelphia 76ers terminou a época com muitos problemas físicos, mas diz que está bem e a preparar-se para se juntar à Team USA na busca pelo ouro olímpico, este verão, em Paris. Nesta altura, as únicas dúvidas sobre os 12 nomes que vão iniciar o 'training camp' da Team USA, a 5 de julho, são o base Tyrese Haliburton e o extremo Kawhi Leonard, que não terminaram a época por causa de lesões.


NOTA: texto escrito no antigo acordo ortográfico, por opção do autor 

Siga-nos no X: Ricardo Brito Reis | Podcast Afunda de 3 | zerozero Basquetebol

Disponível em: YoutubeSpotifyApple Podcastzerozero

Recorde aqui todas as edições do RBR Playbook

Ler artigo completo